Select Your Favourite
Category And Start Learning.

Como fazer um TCC: 8 dicas práticas para um bom trabalho

Finalizar a faculdade é um momento de grande conquista, mas antes de obter o tão sonhado diploma, é preciso enfrentar um desafio: o TCC (Trabalho de Conclusão de Curso). Para muitos estudantes, a ideia de como fazer um TCC pode ser assustadora e gerar muitas dúvidas. Mas não se preocupe, neste artigo, trazemos oito dicas práticas para te ajudar a realizar um bom trabalho.

 

#01 Escolha do tema

INSCREVA-SE GRÁTIS E RECEBA NOSSOS CONTEÚDOS

O primeiro passo para fazer um TCC é escolher um tema que seja relevante e desperte o seu interesse. Durante a graduação, você teve contato com diversas disciplinas e temáticas, então procure identificar aquela que mais te agrada e esteja alinhada com o seu curso.

É importante escolher um tema factível, que conte com fontes de pesquisa e seja simples o suficiente para que você consiga desenvolvê-lo em um trabalho extenso. Além disso, não hesite em conversar com colegas e professores para obter sugestões e ideias que possam te ajudar nessa escolha.

 

#02 Encontre um orientador

Após definir o tema, é fundamental encontrar um orientador que seja especializado na área de estudo do seu TCC. Busque por um professor que tenha conhecimento e experiência no assunto, pois ele será responsável por acompanhar e orientar a produção do seu trabalho.

Além disso, é importante que você tenha uma boa relação com o seu orientador, para que haja uma comunicação clara e eficiente durante todo o processo. Procure por um professor que compartilhe da mesma linha de pensamento que a sua e esteja disposto a te ajudar a desenvolver um trabalho de qualidade.

 

#03 Realize uma pesquisa preliminar

Antes de iniciar o processo de desenvolvimento do TCC, é essencial realizar uma pesquisa preliminar para buscar referências e dados anteriores sobre o tema escolhido. Procure por artigos, outros TCCs e pesquisas relacionadas à sua temática.

Essa pesquisa preliminar permitirá que você conheça o que já foi estudado e pesquisado sobre o assunto, além de entender a estrutura de um trabalho científico. Mesmo que o seu trabalho seja inédito, é importante que ele tenha semelhanças e referências com outras iniciativas na área.

Portanto, antes de começar a desenvolver ideias e soluções, levante informações relevantes sobre o tema. Depois, será possível fazer os recortes necessários e filtrar as referências mais importantes.

 

#04 Organize-se e defina um cronograma

O TCC é um projeto de longo prazo que envolve muita pesquisa e leitura. Por isso, é fundamental se organizar e estabelecer um cronograma com prazos para cada etapa do trabalho. Essa organização é indispensável para evitar que você se perca no processo de desenvolvimento.

Defina metas realistas e estabeleça prazos para a realização de cada uma delas. Além disso, é importante ter encontros regulares com o seu orientador para discutir o andamento do trabalho e receber feedbacks.

Com uma boa organização e um cronograma bem definido, você terá um melhor desempenho na realização do TCC.

 

#05 Autoconhecimento e dedicação

Fazer um TCC requer autoconhecimento e dedicação. É importante que você entenda os seus limites e preferências, para que o trabalho seja realizado da melhor forma possível.

Aproveite esse momento de experiência acadêmica para aplicar o seu conhecimento e vivências no trabalho. Entender as suas experiências e como elas se relacionam com o tema escolhido pode trazer uma perspectiva única para o seu TCC.

No entanto, não se esqueça de descansar também. Realizar outras atividades e ter momentos de lazer é essencial para manter a mente arejada e ser produtivo no processo de produção do TCC. O ócio criativo pode ser um grande aliado na busca de ideias e soluções para o seu trabalho.

 

#07 Conheça as regras da ABNT

As regras da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) são essenciais na elaboração do TCC. Muitos estudantes acabam deixando para seguir essas normas apenas no final do processo e isso pode gerar estresse e possíveis erros.

Portanto, é importante seguir as regras da ABNT desde o início do trabalho. Isso inclui a formatação do texto, citações, referências bibliográficas, entre outros aspectos.

Existem ferramentas como o Mendeley, EasyBib Bibliography Creator e Menthor que podem te auxiliar nesse processo, facilitando a aplicação das normas da ABNT.

 

#08 Revisão e releitura

Após concluir a parte textual do TCC, é fundamental reservar um tempo para a revisão do trabalho. Faça uma revisão ortográfica e gramatical, verifique se todas as informações estão corretas e se não faltou nada importante.

É válido pedir para outras pessoas lerem o seu trabalho e darem opiniões sobre a clareza do texto. Caso necessário, você pode contar com profissionais especializados em revisão de TCCs para avaliar o seu trabalho.

A revisão é a última etapa do TCC e uma das mais importantes. Ela garante que o seu trabalho esteja bem escrito, organizado e com todas as informações corretas.

 

Conclusão

Fazer um TCC pode parecer desafiador, mas com as dicas apresentadas neste artigo, você estará mais preparado para realizar um bom trabalho.

Lembre-se de escolher um tema que desperte o seu interesse, buscar um orientador especializado, fazer uma pesquisa preliminar, se organizar e estabelecer um cronograma, aplicar o seu autoconhecimento, conhecer as regras da ABNT e revisar o seu trabalho.

Se você deseja se aprofundar ainda mais no processo de elaboração de um TCC, recomendamos o curso online gratuito de Metodologia Científica do Veduca. Esse curso irá te auxiliar com todas as etapas do TCC, desde a escolha do tema até a revisão final.

Não deixe de aproveitar essa oportunidade de concluir a sua graduação com excelência. Com dedicação e planejamento, você será capaz de realizar um TCC de qualidade e alcançar o seu diploma. Boa sorte!

 

Leia mais:

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LinkedIn
Share
WhatsApp