Select Your Favourite
Category And Start Learning.

7 vantagens de usar PDF para estudar para concursos

O PDF é uma extensão de arquivos muito popular nos mais variados espaços, desde o meio profissional, passando por hobbies e chegando aos estudos. Como tal, é válido conhecer ferramentas de edição.

Ser aprovado em um concurso, especialmente concurso de caráter público, é o grande sonho de boa parte daqueles que buscam colocação ou recolocação no mercado de trabalho. Vagas dessa natureza são cobiçadas, o que significa que a aprovação depende de estudos e trabalho duro antes do exame.

INSCREVA-SE GRÁTIS E RECEBA NOSSOS CONTEÚDOS

As metodologias de estudo variam de acordo com cada candidato, com base no que funciona ou não funciona com a personalidade específica do concurseiro. Em todos os casos, é imprescindível levar em consideração a maneira como os materiais são lidos. Devo usar papéis impressos ou arquivos digitais?

Nesse texto nós vamos falar sobre as vantagens do PDF, um tipo de arquivo digital para leitura de textos com o auxílio de imagens e outras mídias. Além disso, vamos explorar como o serviço Smallpdf pode auxiliá-lo durante o seu período de estudos, levando em conta a extensão que opte por utilizar.

 

Quais as diferenças entre estudar para concursos utilizando PDF e outros tipos de mídias?

Não existe um único meio no qual se pode estudar para concursos. Em tempos passados, antes da internet ganhar popularidade, era comum se utilizar livros físicos emprestados de bibliotecas, mas isso não acontece mais. Dentre as razões, está o fato de que materiais atualizados só existem na internet.

Com isso, ficamos diante de dois métodos principais: vídeos de canais especializados em conteúdos de concursos e documentos em PDF. A escolha pelo segundo costuma ser mais recomendada, já que o candidato tem contato direto com materiais e não depende de explicações alheias sobre conteúdos.

Naturalmente, lidar com PDFs pode pedir tarefas como converter PDF em Word, quando gostaríamos de editar o material, destacando trechos ou até mesmo eliminando o que não precisamos. É neste espaço que percebemos a importância de um serviço online de edição, como é o caso do Smallpdf.

7 vantagens de usar PDF para concursos e como o Smallpdf pode ajudá-lo

Partindo do princípio que ainda esteja em dúvida sobre usar ou não arquivos digitais, vamos dar um empurrãozinho. Aliado às vantagens de usar o PDF para estudar para concursos, podemos trabalhar as razões pelas quais o serviço Smallpdf torna a atividade bem mais fácil. Para isso, separamos 7 itens!

 

1 – Materiais gratuitos e de fácil acesso

Na maioria esmagadora das vezes, conteúdos para concursos são disponibilizados em arquivos PDF gratuitos, o que é excelente para candidatos que não podem investir na atividade no momento. Para ajudar, o Smallpdf também disponibiliza boa parte de suas ferramentas de forma totalmente grátis.

Embora o serviço funcione de maneira paga para aqueles que têm interesse (com funções adicionais, especialmente para empresas), ele pode ser usado de graça por concurseiros, seja para dividir ou eliminar páginas de um PDF, converter para o Word e realizar outros tipos de edição com os recursos.

 

2 – Não ocupa muito espaço e pode ser comprimido

Assim como a anterior, essa segunda vantagem é compartilhada tanto pelos PDF em si, quanto pelo Smallpdf: as duas coisas não ocupam muito espaço. Enquanto os arquivos utilizam no máximo alguns MB, o serviço não usa nenhuma memória interna, levando em conta que se tratam de recursos online.

Além disso, caso o PDF que baixe seja grande, existe a possibilidade de comprimi-lo usando o Smallpdf. Isso é interessante porque, embora o tamanho total do arquivo diminua, a qualidade geral dele não é prejudicada, o que significa que conteúdos dos concursos, incluindo imagens, continuarão presentes.

 

3 – Permite manter somente o que é relevante para os seus estudos

Assim como acontece com livros físicos e impressos, parte dos materiais que concurseiros usam via PDF pode não ser relevante para os estudos no momento. O Smallpdf leva isso em consideração e ajuda os usuários a escolher apenas aquelas páginas que precisam, podendo descartar e separar outras.

Isso é valioso inclusive para quem planeja sessões de estudo de acordo com conteúdos, já que você pode dividir um único PDF em múltiplos outros. Da mesma forma, pode eliminar definitivamente algo que não tem interesse, garantindo que o arquivo final seja menor, mais sucinto e fácil de pesquisar.

 

4 – Pode ser convertido para múltiplos formatos

Em alguns momentos anteriores nós mencionamos a conversão de um arquivo PDF para Word, mas o Smallpdf disponibiliza recursos adicionais que o transformam em outras extensões. Imagens para PDF, por exemplo, são uma possibilidade, as quais podem posteriormente ser editadas em programas.

E é preciso reforçar que o inverso também é verdade, com todas essas extensões se tornando um PDF. Para quem estuda usando softwares em tablets, por exemplo, é indispensável transformar textos do Word no formato portátil, levando em conta que nem todos os dispositivos contam com o Office.

 

5 – É possível proteger contra edições

Uma característica pouco considerada por quem usa PDF para estudos é que os arquivos podem ser protegidos contra edição e até mesmo acesso, a partir da inserção de senhas. Isso acaba sendo necessário ao enviar e receber documentos, a fim de que outros não tenham acesso ao seu material.

Como é de esperar nesse ponto do texto, o Smallpdf também pode fazer isso! E o mesmo vale para o oposto: arquivos protegidos podem ter sua senha removida, desde que você a tenha em um primeiro momento. Dessa forma, todos os acessos subsequentes são feitos sem que existam prejuízos aos dados.

 

6 – Papéis físicos podem ser transformados em PDF

Imagine o cenário em que tenha um material de estudo, mas ele foi impresso e não pode ser achado na internet. Nesse exemplo, qual a solução? A resposta é bem simples: a transformação do material que tem em mãos em PDF! E isso pode ser feito tanto através de um “scan” quanto por uma fotografia.

No primeiro exemplo, o Smallpdf tem uma ferramenta dedicada para escanear materiais e deixá-los no formato PDF. Já no segundo, estamos falando de algo mencionado antes: o usuário tira foto de um papel, o qual gera arquivo JPG. Em seguida, o Smallpdf pode convertê-lo no formato que queremos.

 

7 – Dispensa conhecimentos técnicos avançados

Fechando a lista de vantagens de usar um PDF para estudar para concursos, chegamos à dispensa de conhecimentos técnicos avançados para lidar com esses materiais. Mais uma vez, há uma correlação entre o formato de arquivo e o Smallpdf, já que ambos possuem um funcionamento muito facilitado.

Não é necessário que os usuários conheçam como mexer com PDF para usar as ferramentas do serviço ou utilizar arquivos dessa natureza para estudar. Desde que siga as instruções em português indicadas ao acessar o site, é possível cumprir todas as tarefas que precisa e garantir boas sessões de estudos.

 

Como pudemos perceber, o que não faltam são vantagens em se usar arquivos em PDF para estudar, em especial com o auxílio do Smallpdf. Dessa forma, você garante que, independentemente de como estiver o material, ele possa ser adaptado às suas necessidades e dispositivos onde lê e compartilha.

Acima de tudo, estudar para concursos pede que esteja confortável com as tarefas, o que só é possível com as ferramentas adequadas. Quando temos todos os recursos possíveis à disposição de maneira acessível e gratuita, o sonho fica ao alcance das nossas mãos. Dito isso, basta só mergulhar nos textos!

 

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LinkedIn
Share
WhatsApp